Alopecia na Barba Tem Cura? [ Veja as Causas e Tratamentos ]

Quando se fala em alopecia, também conhecida como queda de cabelo, logo já imaginamos um homem sem cabelos, não é mesmo?! O que muita gente não sabe é que também existem casos de alopecia na barba!

O fato é que todo cuidado é pouco para quem quer ter uma barba bonita, forte e saudável. No entanto, algumas situações o problema foge completamente do controle, como é o caso da alopecia.

No entanto, quem quer ter um estilo de vida barbudo tem que estar atento a fatores que podem acabar influenciando o resultado que se sonha, tal como higiene, saúde física e também a mental.

Isso porque, à longo prazo, o estresse pode ser um fator de risco para uma série de doenças, como a alopecia na barba, por exemplo.

No entanto, é fato também que a barba é algo que está muito na moda, com variados estilos, cortes e designs. Por isso, algo muito frustrante é querer ter uma barba linda, cheia e saudável e começar a notar a sua queda diária.

O que você precisa saber é que existem alternativas para esse problema, sendo fundamental também identificar a causa dele.

Então, se você está mesmo interessado nesse assunto e quer saber um pouco mais sobre ele, é só continuar lendo e descobrir tudo o que você precisa saber sobre.

O que é a alopecia na barba?

Alopecia na barba como tratar?

Pois bem, a alopecia é um problema que leva à perda e quebra dos fios. Sendo assim, quem apresenta essa condição pode passar a apresentar falhas tanto no couro cabeludo quanto em qualquer outra região do corpo que tenha pelos, inclusive no rosto, que é a alopecia na barba, cílios ou sobrancelhas.

Esse é um problema que pode estar relacionado tanto com problemas genéticos quanto falhas no sistema imunológico. Mais do que isso, a alopecia na barba também pode estar relacionada ao estresse, que leva à perda dos fios.

O mais importante de tudo é sempre consultar um médico dermatologista para que ele possa fazer o diagnóstico correto da condição e então determinar a melhor forma de tratamento.

Principais sintomas?

De uma forma geral, o principal e mais característico sintoma de alopecia na barba é a queda dos fios, deixando a barba mais rala e com falhar em alguns locais.

No entanto, uma pequena quantidade de homens relata que também sente coceira, queimação e algumas alterações na parte da superfície das unhas.

Vale lembrar ainda que problemas psicológicos, incluindo o estresse, podem potencializar ou agravar o quadro da queda de cabelos.

Tem cura?

A boa notícia é que sim, a alopecia na barba é considerada uma doença benigna, portanto, pode ser curada.

Isso porque os folículos capilares se mantêm vivos e apresentam grande poder de regeneração constante. Então, realizando o tratamento adequadamente, os fios podem voltar a crescer com força e saúde novamente.

Vale lembrar, no entanto, que alguns cuidados com a barba são essenciais, tais como uma boa hidratação, uma boa higiene e também uma manutenção regular.

Com isso, a barba pode ficar mais forte e ter fios muito mais saudáveis, além de ainda ajudar a aumentar a imunidade de quem tem barbam evitando que o corpo fique suscetível a uma grande variedade de doenças.

Tratamentos para alopecia na barba

Tratamento para alopecia na barba

Uma da maiores possibilidades de tratamento da alopecia na barba é a aplicação de cortisona, que normalmente é feita diretamente no local afetado.

O tratamento pode ter duração e intervalos de 4 a 6 semanas, oferecendo um resultado bastante rápido.

O fato é que o mercado oferece uma grande variedade de tratamentos, que comumente são oferecidos em forma de loção mesmo.

Um dos remédios mais conhecidos é o Minoxidil, também muito utilizado e famoso no tratamento da calvície, que é a queda de cabelos. Ele tem a substância ativa mais utilizada no mundo para essa finalidade.

O mais importante de tudo é sempre consultar um médico para que seja possível ter um diagnóstico adequado e estabelecer a melhor forma de tratamento do problema.

Isso porque, cada caso deve ser analisado de forma individualizada. Quem sofre com a alopecia na barba causada por fatores emocionais, por exemplo, podem ter um tratamento com antidepressivos, que oferecem resultados bastante positivos.

O que você não deve fazer de forma nenhuma é praticar a automedicação, visto que isso pode ser extremamente perigoso e arriscado para a saúde.

Mesmo assim, logo que perceber os primeiros sintomas da alopecia, não hesite e procure a ajuda de um médico o quanto antes.

Lembre-se que, quanto antes o tratamento for iniciado, maiores são as chances de cura.

Mais do que isso, é importante cuidar da saúde, manter uma boa higiene corporal, usar um bom shampoo para barbas e ainda apostar em um bom óleo de hidratação, para deixar os fios mais macios e com melhor acabamento.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a alopecia na barba e como cuidar para se livrar desse problema.

NOTÍCIA INÉDITA
Cápsula com fórmula revolucionária que promete pôr um fim definitivo na calvície e recuperar os cabelos perdidos chama a atenção dos homens de todo o Brasil. ⇒ CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA  

Deixe Seu Comentário