Alopecia Por Tração o Que é? [ Veja Sintomas e Como Tratar ]

Os cabelos são de extrema importância na composição da nossa imagem perante o mundo, sendo uma forma de mostrar estilo e personalidade. No entanto, alguns problemas podem levar a uma queda acentuada dos fios, como é o caso da alopecia por tração.

Sendo assim, é essencial tomar alguns cuidados para evitar esse problema e também para tratá-lo depois que já aconteceu, claro.

O fato é que a alopecia pode ter uma grande variedade de causas e o mais importante para conseguir se ver livre desse problema, é conhecê-las, a fim de que seja possível evitar.

O que acontece é que alguns procedimentos estéticos e até hábitos do dia a dia podem acabar custando um pouco caro, não somente em relação ao investimento financeiro, mas também quanto às consequências que causa.

Isso porque, dependendo de como ele é realizado, pode trazer consequências sérias para a saúde capilar, ocasionando a queda dos fios de cabelo.

Quem é que nunca ouviu falar do caso da super topo model Naomi Campbell, que chocou muita gente ao revelar que possui falhas no couro cabeludo causadas pela alopecia por tração.

Então, se você está esmo interessado no assunto e quer saber um pouco mais sobre ele, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre a alopecia por tração.

O que é a alopecia por tração?

Alopecia por tração tem tratamentos

A alopecia é um tipo de calvície mais comum em mulheres e vamos entender um pouco melhor o porquê disso logo a seguir.

Normalmente, esse problema, que é um tipo de calvície, acontece por causa de uma tensão intensa e frequente nos fios de cabelo.

Essa é uma situação frequente em alguns penteados ou também no caso o uso de alongamentos.

Mais do que isso, também podemos considerar como causadores os rabos de cavalo, tranças apertadas, coques e outros penteados que causem tração na raiz do cabelo.

O que acontece é que a raiz do cabelo não suporta uma carga tão alta e, quando tracionada, acaba perdendo a força e levando à queda do fio.

Assim, o cabelo pode apresentar falhas em locais pontuais, bem como pode ficar mais ralo ou cair por completo e certamente ninguém quer isso, não é mesmo?!

Os principais vilões da alopecia por tração são os alongamentos ou extensões capilares que, quanto mal realizados, sobrecarregam os fios e fazem com que eles caiam.

Tem cura?

A primeira coisa que precisa ser dita é que, muito antes de pensar em tratar a alopecia por tração, o mais indicado é evitar o problema, tomando os cuidados necessários para não sobrecarregar os folículos capilares.

Mais do que isso, é imprescindível ressaltar que cada caso é único e deve ser analisado por um profissional, a fim de determinar a melhor forma de tratamento.

No entanto, de uma forma geral, pode-se dizer que a alopecia por tração pode ser revertida quando ainda está em seus estágios iniciais. Porém, nos casos de uma tração mais prolongada, o processo de perda de cabelos tende a se tornar permanente.

Isso porque a força que é feita na raiz dos cabelos, faz com que eles fiquem frouxos na raiz. Mais do que isso, o processo de queda também pode acontecer por cauda da inflamação do folículo capilar, que dica localizado na derme, onde nasce a raiz.

Quando ocorre um processo intenso e constante de tração, essa inflamação se desenvolve, levando à morte do bulbo e à um quadro permanente de alopecia, sendo muito comum nos casos de má aplicação de megahair.

O problema ainda tende a ser mais frequente na população negra, tanto por causa dos penteados afros que têm tranças apertadas, quanto por causa do uso frequente de alisantes.

Os tratamentos químicos também promovem a quebra da estrutura de queratina do fio, deixando o cabelo mais fraco e muito mais suscetível à queda.

Como tratar a alopecia por tração?

Tratamentos para alopecia por tração

Primeiramente, é preciso reforçar a necessidade de um diagnóstico adequado, que confirme que a queda dos fios ocorreu, realmente, por causa da tração dos mesmos.

Se não for possível identificar a causa do problema a tempo, a cicatrização que ocorre no folículo piloso depois desse tipo de queda irá impedir o nascimento de um novo fio, além de enfraquecer aqueles que já conseguiram nascer.

Mais do que isso, essa condição ainda pode piorar o quadro de queda de cabelo, criando falhar ainda maiores no couro cabeludo.

Por isso é essencial procurar ajuda médica o quanto antes, para que se tenha um diagnóstico adequado e para que sejam instituídas medidas que contribuam para a reversão dos danos.

Para que se tenha bons resultados, o tratamento inclui a retirada de qualquer penteado ou hábito que promova a tração dos fios, deixando-os bem livres e relaxados, livres de qualquer tipo de tensão.

Nos casos mais graves em que a doença já está em um estágio mais avançado, pode ser preciso fazer uso de medicamentos orais e dermocosméticos que contribuam para a recuperação dos fios,

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a alopecia por tração, as causas e como tratar o problema!

NOTÍCIA INÉDITA
Cápsula com fórmula revolucionária que promete pôr um fim definitivo na calvície e recuperar os cabelos perdidos chama a atenção dos homens de todo o Brasil. ⇒ CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA  

Deixe Seu Comentário