Calvície Masculina [ Causas, Tratamentos e Como Prevenir ]

Mesmo para aqueles homens que não se consideram vaidosos, é comprovado que a calvície masculina está entre as principais causas que afetam a autoestima.

A calvície ou alopecia é uma disfunção do couro cabeludo, que pode ter várias causas, caracterizada pela perdas dos fios de cabelos ou pelos.

Ao contrário do que se pensava, a calvície masculina não ocorre somente nos homens com idade mais avançada. Os sinais da calvície podem surgir nas mais variadas idades, alguns casos precocemente, e se manifestam em diferentes graus.

A doença pode se manifestar tanto deixando os fios finos e fracos como também levando à queda dos mesmos. Em casos extremos a calvície pode afetar todo o corpo.

Os homens são mais afetados pela calvície, mas as mulheres também apresentam este problema, em menor número é claro.

Como diagnosticar a calvície masculina?

Diagnosticando Calvície Masculina

Não devemos esquecer que a perda dos fios ocorre diariamente e é um processo natural, porém, é sempre bom observar quando esta perda tem um aumento considerável. Isto pode ser visto no seu travesseiro, escova de cabelo ou no ralo do chuveiro.

A questão é que os fios caem gradualmente e 50% dos homens nem percebem que estão ficando calvos.

Pesquisas revelam que a maioria dos homens, quando chegam a perceber que estão caindo cabelos em demais, já perderam a metade dos fios.

Se você constatar que as perdas dos fios estão mais acentuadas do que de costume, então seria aconselhável procurar um especialista da área (dermatologista) que através de exames poderá dar diagnóstico exato bem como pesquisar a causa.

Dermatologistas relatam que alguns pacientes não recebem o diagnóstico de calvície pois trata-se apenas de insuficiência de vitaminas, que pode ocasionar a perda dos fios.

Isto é resolvido de forma bem simples com reposição das vitaminas que apresentam carência.

Quais as causas?

As causas da calvície masculina são variadas, mas a mais comum é genética. A genética é um fator bem preponderante no caso da calvície e não se trata apenas dos genes diretos do pai e da mãe, pois os avós também contribuem com esta herança.

No caso dos homens, a calvície genética é causada pela disfunção de um elemento chamado DHT que deixa os fios finos e fracos.

Outras causas mais comuns que são diagnosticadas podem ser:

  • Má alimentação
  • Higiene ausente ou feita de forma incorreta
  • Estresse
  • Tratamentos químicos agressivos (de doenças como câncer)
  • Produtos químicos para tratamento de beleza, tais como pintura, alisamento, escova definitiva, etc.
  • Tração, por uso contínuo de cabelos amarrados
  • Lesões e queimaduras
  • Doenças crônicas como da tireoide
  • Falta de ferro e desnutrição

Quais os tratamentos para a calvície masculina?

Em primeiro lugar você precisa saber a causa da calvície masculina pois, dependendo da causa, será o tratamento.

Consulte o médico especialista e solicite o diagnóstico e a causa. Ele mesmo poderá lhe orientar o tratamento mais indicado para o seu caso.

A medicina conta com pesquisas avançadas nesta área e oferece inúmeros tratamentos que vão desde remédios via oral, massagens com produtos específicos, shampoos, injeções e até mesmo os implantes.

Atualmente existem muitas opções de tratamentos para calvície que podem ser naturais, alopatas, cirurgias de implante, laser etc.

Os implantes progrediram muito. Atualmente já são realizados implantes onde se utiliza os próprios fios do paciente para que fique mais natural, mas o custo ainda é bastante elevado.

Se esta for sua opção, escolha muito bem, procure uma boa clínica de confiança e tenha muito critério. Cuidado para que ao optar por um implante, o acabamento não fique pior do que ficar “careca”.

Como prevenir a calvície masculina?

Dicas para prevenir a calvície

Não é garantido que você vai se livrar da calvície, mas observar que alguns hábitos podem colaborar com saúde do seu couro cabeludo e dos seus fios e diminuir os fatores de risco presentes.

Então, veja a seguir algumas dicas de como evitar a calvície masculina:

  1. Evite lavar os cabelos com água muito quente. O calor intensifica a produção de secreção do couro cabeludo que enfraquece (adoece) os fios.
  2. De preferência, não use secador de cabelo. Se for necessário, não use na opção quente, pelo mesmo motivo.
  3. Sabemos que o boné é bastante utilizado. Se este é seu caso procure usar em dias alternados. Se sua cabeça ficar por muito tempo coberta, vai aquecer e provocar excesso de oleosidade.
  4. Ao contrário do que muitos pensam, lavar a cabeça todos os dias não deixa os fios enfraquecidos.
  5. Cortar os cabelos (regularmente) não impede a calvície. Mas aposte no corte para manter um visual bonito.
  6. Outra ideia que as pessoas têm que é errada, é que dormir com o cabelo molhado enfraquece o cabelo. Isto não é verdade.
  7. Usar pente de madeira não evita a calvície, mas pode ajudar a não “quebrar” os fios enfraquecidos.
  8. Tenha uma alimentação saudável e tome bastante água. Isto não é só para a saúde dos cabelos como para todo seu organismo.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a calvície masculina, o que é e como evitar esse terrível problema!

NOTÍCIA INÉDITA
Cápsula com fórmula revolucionária que promete pôr um fim definitivo na calvície e recuperar os cabelos perdidos chama a atenção dos homens de todo o Brasil. ⇒ CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA  

Deixe Seu Comentário