Tipos de Alopecia em Homens ou Mulheres [ Descubra 8 Tipos ]

Não existe a menor dúvida de que os cabelos têm uma importância fundamental na construção da autoestima. Nesse sentido, podemos dizer que a alopecia pode ser um grande problema, e para tratá-lo corretamente temos que conhecer os tipos de alopecia.

Os cabelos podem ter diferentes cores, texturas, formas, cortes, densidades e estrutura, que são explorados tanto pelo público masculino quanto pelo feminino.

Segundo dados da SBC (Sociedade Brasileira do Cabelo), é comum que haja uma perda de cerda de 100 a 150 fios de cabelos por dia. No entanto, quando esse percentual se eleva, pode ser sinal de que algo está errado.

Sendo assim, nesses casos, é essencial consultar um profissional para entender melhor as causas do problema e instituir a melhor forma de tratamento.

O que muita gente não sabe, é que existem diferentes tipos de alopecia e que o tratamento para calvície só pode ser determinado depois que a causa for identificada.

Isso porque cada uma delas é diferente e ocorre por um determinado motivo.

Então, se você está mesmo interessado em saber um pouco mais sobre os tipos de alopecia, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Mas antes, você sabe o que é alopecia?

Descubra o que é alopecia

A alopecia nada mais é do que uma disfunção que leva à perda de uma grande quantidade de cabelos. Ela pode acontecer por uma grande variedade de causas que vão desde problemas hormonais até uso de química em excesso.

Quando ocorre por questões sistêmicas, a queda de cabelo pode ocorrer também em outras partes do corpo, tais como sobrancelhas, pelos dos braços, barba e outros locais.

O fato é que o cabelo possui ciclos, que são: crescimento, repouso e queda. Por isso, temos uma queda de 100 a 150 fios por dia. Mais do que isso, cerca de 90% dos fios de cabelo se encontram na fase de crescimento sempre.

Todas essas fases são essenciais para se tenha um cabelo forte, saudável e em constante renovação.

Quais os tipos de alopecia

Tipos de alopecia capilar

Muita gente nem imagina, mas existem diversos tipos de alopecia, que são classificados de acordo com as causas desse problema.

Então, vamos conhecer quais são os principais tipos de alopecia logo abaixo:

  • Alopecia areata

Esse é um tipo de alopecia caracterizado pela perda de cabelos em regiões circulares pequenas.

De acordo com o quadro, a intensidade dessa perda pode ser maior ou menor, lembrando que existem casos em que ocorre a perda total dos fios, que tendem a retornar depois de um período.

De uma forma geral, esse quadro ocorre por conta de uma reação autoimune, que ataca os folículos capilares que ficam na pele. Normalmente ela ocorre em decorrência de outros problemas, tais como diabetes, tereoidites, vitiligo e outros.

  • Alopecia androgenética

Também chamada de calvície, esse tipo de alopecia vai tornando os fios mais finos com o passar do tempo, levando ao seu enfraquecimento e queda.

Normalmente ela começa na parte frontal da cabeça e vai avançando, deixando apenas os fios das laterais da cabeça.

Esse é um dos tipos de alopecia que tem relação com a predisposição genética. Por isso, se o paciente tem algum familiar com o problema, isso é considerado um fator de risco.

A calvície é um problema que pode afetar homens e mulheres e tem mais relação com a idade, sendo um problema mais frequente na idade adulta.

  • Alopecia cicatricial

Esse é um tipo de alopecia que se caracteriza pela perda definitiva dos fios em locais onde ocorre a destruição total ou parcial dos folículos pilossebáceos.

Isso leva o couro cabeludo cessar permanentemente a produção dos fios de cabelo, dando origem à cicatrizes na região.

Ela pode ser causada por uma grande variedade de doenças, tais como lúpus eritematoso discoide, alopecia frontal fibrisante, foliculite, dermatose pustular e outros.

  • Tipos de Alopecia mecânica

Esse é o tipo de alopecia cujas principais causas são os procedimentos químicos realizados nos fios, tais como alongamentos, alisamentos e outros. Ela pode ser tanto definitiva quando temporária, dependendo de cada caso.

  • Alopecia traumática

Esse é um dos tipos de alopecia que acontece quando ocorre uma ação sobre o couro cabeludo, comum em pós-cirúrgicos, infecções, uso de tinturas, altas temperaturas e outros.

O mais importante é saber que, se o problema for diagnosticado precocemente, existe uma grande possibilidade de revertê-lo.

  • Alopecia seborreica

Esse tipo se inicia, normalmente, nas laterais e parte traseira da cabeça, embora possa evoluir para todo o couro cabeludo. Ela é mais comum em homens e o tratamento é mais eficaz quando ela é descoberta precocemente.

  • Tipos de Alopecia total

Essa é uma condição que leva a uma perda de todos os fios de cabelo e também de outras partes do corpo e ocorre com maior frequência em homens. Ela pode ter causas genéticas ou emocionais.

  • Alopecia universal

Esse é um dos tipos de alopecia considerados mais severos de todos. Isso porque além de provocar a queda dos fios da cabeça, ela também leva a perda dos fios de outras partes do corpo, incluindo cílios, sobrancelhas, pelos dos braços, pelos pubianos e muito mais.

Pronto, agora você já conhece melhor os tipos de alopecia e sabe que o mais importante é procurar ajuda profissional precocemente para ter um melhor prognóstico!

NOTÍCIA INÉDITA
Cápsula com fórmula revolucionária que promete pôr um fim definitivo na calvície e recuperar os cabelos perdidos chama a atenção dos homens de todo o Brasil. ⇒ CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA  

Deixe Seu Comentário